Sumário:
1. Design
2. Estilos
3. Exemplo de estilos mais conhecidos
4. Conteúdos
5. Conclusão
6. Créditos
1. Design
2. Estilos
3. Exemplo de estilos mais conhecidos
4. Conteúdos
5. Conclusão
6. Créditos
--
1. Design
O design gráfico tem várias modalidades e generos, seja de imagem, produtos, videos, interiores e outros.
Neste tutorial vamos focar apenas em imagens, então mantenha o pensamento sempre nas edições de imagem, geralmente assinaturas de foruns (sign) e LP's (Large Piece).
O design depende muito do modo e do ponto de vista de cada um, é tambem dependente do impacto e da boa execução.
Neste tutorial voce está iniciando, então vai focar-se na sua facilidade e na boa execução.
--
2. Estilos
O design gráfico é muito mais complexo do que iniciantes imaginam, tanto nas suas causas, quanto na remuneração, na sua importância e nas dificuldades.
Muitos conhecem apenas este mundo de foruns no design, sendo assim, temos os "estilos" de trabalhos que são classificados pelos designers.
Os estilos são definidos pelos aspectos, como: cores, recursos, temas, ferramentas usadas e de que forma são usadas.
Para definir estilo com cores é realmente muito facil, voce pode apenas usar tom neutro, ou seja, o Preto e Branco. Há estilos que usem cores predominantes como, um azul marinho junto ao um ciano, caracteriza um pouco o estilo underwater(embaixo d'agua). Cores quentes predominantes, mais especificamente o vermelho, laranja e amarelo, são caracterizadas como estilo de fogo. E assim sussecivamente com as outras cores predominantes, como verde sendo estilo natureza, preto e vermelho apagado estilo dark e outros.
Os recursos geralmente usados para definir aspectos são: C4Ds, vetores, colagens, pinceis, texturas e vários outros.
Temas que definem alguns estilos que não são tão usados ou influentes são aqueles que envolvem animes, japonesas, jogos, filmes e outros.
Ferramentas usadas são muito influentes no estilo dependendo da ferramenta e de sua predominancia, temos um grande e mais conhecido exemplo, o estilo Smudge, que é a predominancia do uso da ferramenta smudge do Photoshop.
Como viram, os estilos tem fatores principais que automaticamente classifica seu trabalho à determinado estilo.
--
3. Exemplo de estilos mais conhecidos
C4Ds
Vetor
Preto e branco
Colagem
Smudge (borrado)
Brushes (pincel)
Splatter
Clean (limpo)
--
4. Conteúdo
Vamos ao que interessa.
Ao ponto chave desse tutorial: “Qual estilo devo escolher considerando que sou iniciante?”
Bem é comum depararmos com dúvidas como essa, já que, muitas pessoas sentem o desejo de começar a “designar”, porem, não sabem por onde se deve começar, e/ou, como começar. Levando a situação citada em consideração podemos informar que o mundo do design não se baseia em estilos (styles) já criados e/ou dominados por outros, mas sim, é o seu próprio “eu” que cria o seu. Entretanto nosso intuito é sempre ajudar e com isso, citaremos algumas dicas de como “entrar” nesse mundo. Sendo elas:
· Seja sempre criativo, procure nunca copiar o que outras pessoas fazem, mas, uma inspiração em outros trabalhos é muito importante nessa fase.
· Evite, mesmo que seja tentador, evitar qualquer ato de RIP (Plágio/fingimento de direitos autorais/roubo), pois, quem isso comete nunca irá crescer no mundo do design como, também, na vida pessoa, ou seja, no seu caráter.
· Sempre comece dando passos curtos, podemos fazer uma analogia entre essa fase e um ser humano já que todos nós quando pequenos primeiro engatinhamos para depois andarmos, e assim após dominarmos essa “técnica” iniciamos a correr, no design não é diferente, visto que, o melhor modo de começar é do jeito mais simples.
Agora sendo mais direto podemos afirmar que o estilo que, geralmente, todos os designers já passaram por ele ou começaram por ele, foi o clean (que vem de simples na tradução da palavra), mas o que seria isso? Seria a arte de pitar-se o Background (fundo da sua sign/LP) de alguma cor e com um bom trabalho de brushs blendar (interagir) sua render (imagem se fundo) no mesmo. Lembrando que nesse inicio é muito importante aprender a teoria, assim como em uma aula de violão se aprende a ler partitura, as notas, o que cada letra, CDEFGAB, representa (em notas), assim também, deve ser feito no design, procure aprender os termos comuns, tais como:
· PSD;
· Render;
· Stock;
· C4Ds;
· Blendagem;
· Gradient Map;
· Filters;
· Tratamento;
· BG (Background);
· Entre outros.
--
5. Conclusão
Concluímos que não se deve se preocupar com os estilos para iniciar e sim contar com sua criatividade, intuição, boa execução.
Não se preocupar com estilo deixa o designer mais livre, mais solto, com a cabeça mais aberta para iniciar e finalizar um bom trabalho.
Ao se procupar demais com estilo, o designer acaba pecando na execução ou até mesmo no seguimento do estilo.
Tenha uma cabeça aberta e use todos os recursos que tiver para deixar seu job bem trabalhado e agradavel.
--
6. Créditos
Conteúdo tirado do Forum WebCheats.
0 comentários:
Postar um comentário